quinta-feira, 5 de abril de 2012

Você sabe o que é o fogo?


O fogo sem dúvida foi uma das descobertas de maior importância para o desenvolvimento da humanidade. Com a utilização do fogo o homem foi capaz de cozinhar os alimentos, se aquecer durante o inverno, criar novas ferramentas trabalhando os metais e também iluminar ambientes antes da descoberta da lâmpada.

Mas afinal, o que é o fogo?

O fogo é gerado através de uma reação química de oxidação proveniente da combustão entre o oxigênio do ar e um combustível qualquer. Esse processo não é espontâneo, pois é necessário aquecer o combustível até que ele atinja a sua temperatura de ignição.

A reação  de combustão é exotérmica, ou seja, libera calor para o ambiente, durante a combustão ocorre o desprendimento de gases super aquecidos e também radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e visível que os nossos sentidos interpretam como luz e calor. Podemos então concluir que o fogo é uma mistura de gases incandescentes emitindo energia.


Veja como o processo de combustão ocorre na madeira:


Madeira aquecida liberando gás


Um pedaço de madeira é aquecido e sua temperatura vai aumentando gradativamente. Ao se atingir uma temperatura de aproximadamente 150ºC, o calor já é suficiente para iniciar um processo de decomposição do material que constitui a madeira. 

Parte da madeira que é decomposta vira fumaça, que são os gases voláteis (hidrogênio, carbono e oxigênio). Quando a temperatura aumenta mais um pouco, em torno de 260ºC, novas relações intermoleculares têm início. As moléculas constituintes são quebradas e os átomos se recombinam com oxigênio formando vapor  de aguá e dióxido de carbono.

No final da queima, além das cinzas, que são os minerais da madeira que não queimam (cálcio, potássio e etc.), teremos também o carvão, que é composto em sua maioria pelo elemento carbono.

O fogo pode ser considerado como Plasma ou possui algum estado físico?


A denominação plasma esta ligada ao estado físico da matéria, depois do estado solido, liquido e gasoso, os cientistas denominaram o plasma como o quarto estado físico da matéria. O plasma é formado por gases super ionizados e super aquecidos, um exemplo onde o plasma pode ser encontrado é na constituição das estrelas como o sol.  Se considerarmos o fogo como uma forma de energia não possuidora de matéria, então não podemos atribuir ao fogo um estado físico.

Curiosidades    

Gostaria de recomendar para quem não viu, o filme A Guerra Do Fogo (Quest For Fire) que mostra como era a relação do fogo com o homem e sua descoberta.

Sinopse: O filme se passa nos tempos pré-históricos, em torno da descoberta do fogo. A tribo Ulam vive em torno de uma fonte natural de fogo. Quando este fogo se extingue, três membros saem em busca de uma nova chama. Depois de vários dias andando e enfrentando animais pré-históricos, eles encontram a tribo Ivakas, que descobriu como fazer fogo. Para que o segredo seja revelado, eles seqüestram uma mulher Ivaka. A crueldade e o rude conhecimento de ambas as tribos vão sendo revelados. O filme foi elogiado por criar ambiente e personagens convincentes, por meio da maquiagem (premiada com Oscar) e da linguagem primitiva (criada por Desmond Morris e Anthony Burgess).
Fonte: cineclick

Para complementar o filme, também deixo o link para essa matéria bem interessante do site folha.com 

Um comentário:

  1. Muito boa Explicação, simplificada e ao msm tempo complexa, eu q nao tenho conhecimentos avançados de química entendi! Parabens!

    ResponderExcluir